Ferramentas de Qualidade para UAN.





A crescente preocupação que o tema qualidade de alimentos tem despertado é notória e, concomitantemente, várias ferramentas de gestão da qualidade têm sido criadas e utilizadas na expectativa de atender a quesitos de idoneidade em respeito ao consumidor, para oferecer um produto seguro e, ao mesmo tempo, contemplar as exigências de comercialização, principalmente as de exportação, nas quais os critérios são bem mais rigorosos. Além destes pontos, há também a diminuição de custos, gerada pela redução de perdas e otimização da produção, dentre outros benefícios.


Das ferramentas disponíveis podemos citar o Método 5S, TQM (Gerenciamento da Qualidade Total) , Gerenciamento da Qualidade (Série ISO), as BPF (Boas Práticas de Fabricação), PPHO (Procedimentos Padrão de Higiene Operacional) e o Sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). Este último tem sido amplamente recomendado por órgãos de fiscalização e utilizado em toda cadeia produtiva de alimentos, por ter como filosofia a prevenção, racionalidade e especificidade para controle dos riscos que um alimento possa oferecer, principalmente, no que diz respeito à qualidade sanitária.

Sendo assim, assista o vídeo abaixo e responda as peguntas que se pede. Esta atividade é individual e as respostas sobre o vídeo são deverão ser entregues ao professor, manuscritas.
 
 
Perguntas: 
1- O que um técnico em alimentos pode oferecer a uma UAN?
2- Qual a diferença entre segurança alimentar e segurança de alimentos?
3- O consultor é o único responsável pelo processo de implantação de um programa de qualidade. Certo ou errado? Justifique.
4- Quais são os 10 passos para se obter sucesso na implantação das BPF?

Bons estudos!

Comentários

Postagens mais visitadas